Archival


As tags do tipo archival funcionam como pequenos computadores que ficam registrando e armazenando informações sobre os animais marcados. Dentre as informações registradas estão o posicionamento geográfico, a temperatura e a pressão em que o indivíduo se encontra. Com a possibilidade de registrar as informações a cada 4 segundos e com baterias podendo durar diversos anos, as archival tags podem nos dizer, com precisão, toda a trajetória pela qual um indivíduo marcado passou.

Uma característica deste tipo de marca é que para ter acesso às informações por ela armazenadas é necessário, na maioria das vezes, recuperá-la. Porém, como é o caso da PSAT (Pop-up Satellite Archival Tag), ela é munida de um dispositivo programável para se desprender do animal e começar a transmitir as informações via satélite (neste caso Argos).

As tags archival são uma excelente opção para o monitoramento de animais aquáticos, quando a telemetria acústica ou a radiotelemetria não são uma boa opção.

Transmissor PSAT Series

O transmissor satelital PSAT (Pop-up Satellite Archival Tag) da Lotek foi desenvolvida maximizar a taxa de transferência de dados de localização, combinado com confiabilidade, durabilidade e facilidade de uso. As PSATs armazenam dados de temperatura, profundidade e, através de um sistema de sensores de luminosidade ela georreferencia a posição do animal, registrando sua localização. Após o período determinado pelo pesquisador ou pesquisadora, a PSAT se desprende do animal, indo para a superfície. Ao chegar na superfície a PSAT começa a transmitir os dados armazenados via sistema Argos.

*Para especificações de tamanhos, sensores e modelos disponíveis, consulte-nos.