A telemetria satelital funciona através da comunicação entre a tag e diferentes sistemas de satélites (GPS, Iridium, Globalstar ou Argos), que funcionam de maneiras diferentes. Os satélites de GPS (Global Positioning System) transmitem dados de posição para a tag colocada no animal e ela irá calcular a sua posição geográfica. Já o sistema de satélites de comunicação (Iridium, Globalstar e Argos) recebem o sinal de localização e outros sensores enviados pela tag, e enviam essas informações de volta para estações localizadas em terra. Existem diversos tipos de tags satelitais disponíveis, desde aquelas que utilizam somente o GPS, precisando ser recuperadas para coletar as informações, até aquelas que possibilitam a recuperação das informações remotamente, através dos satélites de comunicação.
O transmissor satelital KiwiSat® K4H da Lotek é o menor transmissor Argos para tartarugas marinhas disponível no mercado. Com menos de 3g, esse transmissor pode marcar indivíduos de 100 a 150g de peso. Cada modelo é desenvolvido com um formato compacto e uma área frontal reduzida, para aumentar sua hidrodinâmica. Este transmissor utiliza a rede Argos-3, o que significa que para a mesma quantidade de dados transmitidos, ela gasta metade da energia necessária, reduzindo o tamanho da bateria. Além disso, o KiwiSat® K4H possui sensores seco/molhado, programação de funcionamento flexível e os dados de mergulho incluem: profundidade máxima, tempo de mergulho e TAD (Time At Depth).
O transmissor satelital KiwiSat® Glue On Series oferece uma série de transmissores Argos que são colados sobre o animal. Cada modelo é projetado com um formato cuidadosamente pensado para conferir melhor hidrodinâmica e se adequar melhor ao animal estudado. Os modelos estão disponíveis a partir de 34g e suportam uma profundidade de até 2 mil metros. Além disso, o KiwiSat® Glue On possui sensores seco/molhado, programação de funcionamento flexível e os dados de mergulho incluem: profundidade máxima, tempo de mergulho e TAD (Time At Depth).
O transmissor satelital KiwiSat® Fin Tag Series da Lotek oferece diversas opções de formatos para serem acoplados às barbatanas de tubarões e cetáceos. Quando equipados com sensor de mergulho, esses transmissores enviam dados dos mergulhos mais recentes, maximizando o número de registros. Um dos modelos é equipado com um transmissor VHF, em conjunto com o transmissor Argos, permitindo ao pesquisador ou pesquisadora localizar e monitorar visualmente o animal.
Muitos equipamentos instalados embaixo d'água são recuperados com um dispositivo de soltura via sinal acústico. Caso o equipamento que está submerso seja liberado devido alguma falha no sistema, provavelmente ele será perdido. Com o objetivo de evitar eventuais perdas de equipamentos deste tipo, a Lotek desenvolveu o transmissor satelital KiwiSat® Argos Marker. Este transmissor combina um sinal de localização Argos que fornece a posição global, com um sinal em VHF para a localização exata do equipamento.
O transmissor satelital FastGPS Series da Lotek foi desenvolvido para animais marinhos que emergem na superfície brevemente. A tecnologia FastGPS permite que as localizações via GPS sejam aferidas em frações de segundo. Para comparação, o GPS convencional pode levar até 10 segundos para registrar a localização. Esses transmissores são recarregáveis, permitindo reutilizá-los diversas vezes.
O transmissor satelital FastGPS Argos Series da Lotek foi desenvolvido para animais marinhos que emergem na superfície brevemente. Quando na superfície, este transmissor utiliza a tecnologia de GPS de aquisição rápida, enviando dados de posição e dados básicos de mergulho via sistema Argos. A tecnologia FastGPS permite que as localizações via GPS sejam aferidas em frações de segundo. Para comparação, o GPS convencional pode levar até 10 segundos para registrar a localização.